Chapa de cobre


Presente de forma muito abundante na rotina de diversas indústrias, a chapa de cobre é indispensável principalmente nos segmentos elétrico e eletrônico. Isso se deve à sua condutividade, que é bastante alta quando comparada a de outros metais conhecidos. Ela costuma ser utilizada para a fabricação de dispositivos e acessórios para o setor automotivo, por exemplo, que se beneficiam do material como matéria-prima de trabalho.

Se você está buscando adquirir uma chapa de cobre, saiba que você pode encontrar alta qualidade de produtos e serviços em materiais ferrosos e não ferrosos com a Alrase Metais! Nós estamos há vários anos neste segmento, entregando aos nossos clientes exatamente o que necessitam, de acordo com suas preferências. Nossas soluções práticas e rápidas garantem a sua total satisfação quando o assunto é a chapa de cobre!

Chapa de cobre

O que é a chapa de cobre?

A chapa de cobre é uma das mais antigas ligas metálicas que existem. Ela tem como base o Estanho (Sn), além de proporções variáveis de outros tipos de elementos químicos, de acordo com o formato e a aplicação desejada. O cobre começou a ser trabalhado e produzido na última fase da Pré-História, na chamada Idade do Bronze, entre os anos 4.000 e 1.500 a.C. Isso causou o manejo e da manufatura do material (fabricação), da forma como conhecemos hoje.

Além do Estanho, a chapa de cobre também tem proporções um pouco menores de elementos como o Zinco (Zn), Chumbo (Pb) e o Fósforo (P). Esses metais são reconhecidos por fornecer ao material características como a dureza, dependendo das condições as quais ele será utilizado. Além disso, o material também adquiriu alta resistência ao desgaste e à fricção. Isso faz com que a chapa de cobre seja utilizada na fabricação de mancais e engrenagens, por exemplo.

A excelente conformabilidade ao frio é uma característica notável da chapa de cobre. Sua soldagem e brasagem também facilitam grandemente a confecção das mais variadas peças. Ela costuma ser fornecida em alguns formatos conhecidos, como em buchas, tarugos, barras chatas e quadradas, anéis e discos. Ao contrário do ferro, a chapa de cobre possui ainda maior flexibilidade de manuseio, maciez e seus restos podem ser fundidos novamente, fazendo dele um material reciclável.

Aplicações da chapa de cobre

Todas as características anteriormente citadas fazem da chapa de cobre um material muito versátil e confiável. Por isso, está presente na solução de diversos tipos de produtos, equipamentos e ferramentas de forma geral. Os segmentos que mais fazem uso deste tipo de chapa são a indústria automobilística, de máquinas pesadas e sucro alcooleiras. Ela é adquirida, principalmente, para a fabricação de anéis de vedação, conexões, flanges e válvulas, no caso de carros.

Também pode estar presente em elementos de acoplamento, componentes internos de válvulas de alta pressão, em interruptores e porta fusíveis. Ainda, faz parte da confecção de diversos tipos de instrumentos musicais, mecanismos de para-raios, encanamentos, condutores de calor, em fios e em cabos elétricos. Porém, vale ressaltar que só é possível fabricar estes materiais contando com fornecedores de confiança, assim como a Alrase Metais.

Como é a fabricação da chapa de cobre?

A chapa de cobre é uma lâmina com superfície plana, produzida através de um processo chamado de “laminação”. Esse processo consiste em, basicamente, modificar a seção transversal de um metal transformando-o em barras, lingotes, placas, fios, tiras, entre outros formatos. Acontece com a passagem do material entre dois cilindros paralelos em sentidos opostos, com a mesma velocidade inicial. Assim, o material é estirado e tem o seu comprimento aumentado.

Entre os diversos tipos de cobre resultantes desse processo, as bobinas de cobre eletrolítico, na liga 110 (Cu 99,9%) são a variação mais popular da chapa de cobre, o que se deve à qualidade que apresentam. A espessura desse tipo de material costuma variar de 0,25 a 3,00 mm, enquanto sua largura mede de 8,00 a 150 mm. A quantidade mínima de compra estipulada para esse material geralmente é de 100 quilos por item.

A qualidade da chapa de cobre é essencial, pois ela pode impactar diretamente no serviço oferecido. A sua fabricação deve seguir adequadamente as normas e certificações exigidas pelo mercado, garantindo a eficiência da peça. O cobre não é considerado uma liga metálica pura, uma vez que é composta por outros metais como o Estanho, em quantidades que podem variar. Por isso, para adquiri-la é preciso saber sobre seu uso.

Quais as vantagens de usar a chapa de cobre?

Uma das principais vantagens da utilização da chapa de cobre é a sua grande versatilidade. Por meio dela, há a possibilidade de fabricar quaisquer tipos de carenagem e principalmente os fios de cobre. Vale destacar também que os fios de cobre obtidos por meio desse tipo de chapa são amplamente usados para a fabricação de fios e cabos elétricos. Uma das principais aplicações dos filamentos gerados pela chapa de cobre é em motores para automóveis. Ela também está em freios, radiadores e rolamentos em geral.

Considerando as suas excelentes propriedades físicas, a chapa de cobre é essencial para todos os tipos de indústrias. Isso porque o cobre não está necessariamente de forma isolada nos meios produtivos, mas sim em composições de ligas metálicas. Em conjunto com o níquel, por exemplo, ela é utilizada na fabricação de cascos de navios. Além disso, também se mostra altamente eficiente para a criação de peças ornamentais e com fim decorativo.


Chapa de cobre

A melhor chapa de cobre do mercado

A Alrase Metais é uma empresa que está há vários anos no segmento de fabricação de materiais ferrosos e não ferrosos. Nossa sede está localizada na cidade de São Paulo, contando com uma excelente infraestrutura organizacional para atender aos nossos clientes. Além disso, dispomos de uma equipe de profissionais de excelência, que são devidamente treinados para entender suas necessidades e buscar soluções práticas para atendê-las.

Nós temos como principal objetivo nos tornar referência neste ramo de atuação. Por isso, buscamos o aprimoramento contínuo de nossos meios de produção. Também procuramos trabalhar sempre entregando ideais como a ética, transparência, efetividade e competência em todos os serviços que nos propomos a fazer. Contamos com um sistema de entregas eficiente, que superará as suas expectativas referentes à chegada de seus produtos encomendados.

A chapa de cobre que comercializamos aqui na Alrase Metais é exatamente o que você precisa em sua empresa. Nós trabalhamos apenas com matérias-primas de procedência garantida, seguindo os rigorosos padrões de fabricação e armazenamento de nossos produtos. Dessa maneira, você não precisará se preocupar quanto não estar adquirindo algo eficaz. Na Alrase Metais, nós nos comprometemos com a sua segurança e garantimos sua total satisfação!

Saiba mais sobre nossa chapa de cobre!

Para saber mais sobre a chapa de cobre que comercializamos aqui na Alrase Metais e do que é preciso para adquiri-la, basta entrar em contato conosco! Nossa equipe está sempre à disposição para atendê-lo, orientando-o sobre todas as dúvidas acerca de nossos produtos. Não perca mais tempo e solicite agora mesmo o seu orçamento por meio de nosso telefone. Aguardamos sua ligação!

Além da chapa de cobre, nós também trabalhamos com outros tipos de materiais ferrosos e não ferrosos que podem ser do seu interesse. Confira aqui:

  • Bloco de alumínio;
  • Chapa de latão;
  • Cobre cromo.